Consultas

Agende uma consulta com a Dra. Sylvia Angélico do Cachorro Verde

A gente sabe que não é todo mundo que tem tempo ou disposição para ler todo o nosso material e que muitas pessoas não se sentem seguras para assumir a dieta do pet sem orientação profissional.

Também existem casos em que o animal apresenta um quadro de saúde que exige uma dieta especial, com restrições e/ou adições de nutrientes ou alimentos específicos.

Seja qual for o seu caso, saiba que você pode contar com minha orientação veterinária para obter um plano dietético caseiro balanceado para seu cão! Perfeito para quem tem vontade de oferecer ao seu amigo canino uma dieta caseira – crua ou cozida – mas não sabe por onde começar.

Em que casos podemos ajudar?

  • Cães saudáveis (sem sintomas ou doenças)
  • Inapetência, apetite seletivo ou caprichoso
  • Doença renal crônica (“insuficiência renal”)
  • Alergia
  • Doença hepática
  • Shunt portossistêmico
  • Cálculos urinários de estruvita, oxalato de cálcio, cistina e biurato de amônio
  • Gastrite, enterite ou colite
  • Pancreatite crônica
  • Sobrepeso e obesidade
  • Diabetes mellitus
  • Neoplasia (câncer)
  • Megaesôfago
  • Insulinoma
  • Cardiopatias (insuficiência cardíaca)
  • Hiperadrenocorticismo  (Doença de Cushing)
  • Hipotireoidismo
  • Sarna demodécica
  • Doenças auto-imunes
  • Displasia coxofemoral e problemas de coluna
  • Epilepsia (convulsões)

Pets que sofrem de outros problemas de saúde, assim como de combinações de problemas diferentes (por exemplo: diabetes e alergia, ou doença renal e displasia) podem se beneficiar com uma dieta caseira especial e estamos à disposição para elaborar a formulação ideal para o seu peludo.

Não trabalhamos com dietas vegetarianas nem veganas. Nosso objetivo é te ajudar a encontrar o melhor cardápio para contribuir com a saúde do seu peludo e até o momento não observamos sucesso clínico em dietas sem carne para cães.

Consultoria em Alimentação Natural para cães

Uma consulta comigo costuma durar uma hora e meia. Assim que a agendamos o seu horário você recebe um ficha de atendimento para preencher com informações sobre seu peludo para eu me inteirar do caso dele. Durante a consulta faço diversas perguntas sobre o perfil de vocês, o estilo de vida e o histórico clínico dele e verifico e/ou solicito exames. Essas informações me auxiliam a criar uma dieta caseira sob medida para o quadro dele, levando em conta o peso, a raça, a idade, o histórico clínico, o grau de atividade física, particularidades individuais e outros fatores.

No final da consulta, você receberá materiais com todas as informações necessárias para dar início à nova dieta.

Não atendo consultas de clínica-geral nem emergências, e não realizo cirurgias nem aplicação de vacinas. Atuo exclusivamente com orientação em Alimentação Natural.

Atendimento de felinos

Até abril de 2013 eu atendia cães e gatos. Hoje atendo somente cães.

Antes que me entendam mal, adoro gatos. A questão definitivamente não é falta de afinidade com os bichanos. Mas a nutrição de cães é uma e a de gatos é outra, sendo que as duas espécies exibem comportamentos muito diferentes em relação à dieta caseira.

Enquanto cães tendem a ser convenientemente gulosos com comida, demonstrando interesse por carnes, vísceras e uma variedade de legumes e verduras, uma parcela enorme dos gatos não aceita todos os componentes necessários para montarmos uma dieta minimamente balanceada.

Capitu, gatinha de uma amiga que recebe AN crua sem ossos desde bebezinha

E é aí que o bicho pega. Não adianta nada eu elaborar a melhor-dieta-caseira-de-todos-os-tempos para o gato se ele não fizer a parte dele, que é a de comê-la todinha, na quantidade servida, com regularidade, nos horários pré-estabelecidos.

Acontece que os gatos são muito rotineiros em relação à sua alimentação. É como se ficassem viciados na dieta que recebem desde filhote, que em geral é a ração seca oferecida à vontade, sem restrição de volume e sem horários.

Só que para a dieta caseira ser instituída corretamente, é necessário que o bichano se acostume a receber refeições em apenas 2 a 4 horários pré-determinados (sim, porque comida fresca deixada ao ar livre estraga) e goste da textura úmida, geralmente mole e variada de um mix de carnes, vísceras e um pouquinho de vegetais. A coisa costuma emperrar principalmente no quesito “vegetais” da dieta. Essa categoria de alimentos costuma ser recusada pela maioria dos gatos. O problema é que a ausência de vegetais na dieta pode causar constipação.

Outro ponto difícil é a aceitação de complementos importantes, caso do cálcio e da taurina, adicionados às dietas.

Como se não bastasse, há gatinhos que amavam a dieta caseira, tudo ia bem, mas de repente, passaram a torcer os bigodes para a comida. Assim, sem mais explicações. O tutor me procura, a gente muda as carnes pensando que o gato enjoou do modelo anterior, troca isso e aquilo, e nada. O bicho passa fome, mas não come a comida. Ou come só um pouquinho de carne pura, o que não ajuda em nada. Infelizmente, em mais de uma ocasião, meus pacientes felinos acabaram retornando à ração, para a frustração de seus tutores.

Resumindo: para um gato passar com êxito da ração para uma dieta caseira balanceada, ele precisa aceitar comer tudo em 2 a 4 refeições ao dia, comer bem a maioria dessas refeições, comer todos os componentes da dieta e se manter interessado na comida, sem grandes irregularidades no padrão de consumo. A verdade? Poucos gatos que atendi até hoje cumpriram todos esses requisitos.

Mas, calma! Se você planejou um futuro de Alimentação Natural caseira para seu gato, nem tudo está perdido. Além de você poder buscar a orientação de outro profissional que trabalhe com elaboração de dieta natural para felinos, você pode instituir a AN com base no material super detalhado e atualizado que está disponível aqui no site. Foi tudo preparado com muito carinho, pensando em aumentar as chances do seu gato aceitar a comida! Em uma consulta comigo, eu apenas repetiria pessoalmente tudo o que está aqui no site. Não teria como ir muito além disso porque o êxito da experiência depende do seu bichano aceitar a dieta. Então, arregace as mangas e boa sorte!

Um dado encorajador: a maioria esmagadora dos felizardos que conheço cujos bichanos devoram e amam a AN não contaram com orientação veterinária. Eles se guiaram por informações obtidas em sites, fóruns e blogs para colocar a dieta em prática. Sempre vale a pena tentar! Registre o que digo: nenhuma alteração no estilo de vida do seu gato será tão profundamente transformadora quanto passá-lo para uma dieta caseira. Gatos que aderem plenamente à AN se tornam absurdamente saudáveis (sério, já vi melhoras inacreditáveis dos mais variados quadros crônicos apenas com a instituição da dieta). E a AN para gatos é mais simples e fácil de preparar que para cães, especialmente porque gatos são animais pequenos.  😉

Informações importantes para clientes atuais e futuros

Por favor, leia atentamente as informações abaixo antes de agendar uma consulta comigo. Atendo somente com hora marcada. Para agendar, por favor, entre em contato pelo formulário abaixo. Como minha agenda costuma ser cheia, pode ser que haja algumas semanas de espera antes do próximo horário disponível.

Atuo exclusivamente como veterinária consultora em Alimentação Natural. Ou seja: não atendo consultas como clínica-geral, não aplico vacinas e não realizo cirurgias. Se seu pet está passando mal, não é a mim que você deve procurar, mas o seu veterinário clínico-geral de confiança ou um hospital veterinário bem recomendado. Dependo que o animal esteja apto a comer voluntariamente a dieta que elaboro, então, se ele não está bem, procure primeiro estabilizá-lo junto a um clínico-geral, e diagnosticar o quadro dele para que eu possa elaborar a dieta mais adequada para o problema de que ele sofre.

Aliás, é obrigatório que você conte com um veterinário clínico-geral de confiança. Isso vale para todo e qualquer cliente interessado em uma consultoria nutricional comigo. Pense em mim como a nutricionista do seu peludo, não como médica. Sendo veterinária, eu até poderei dar umas dicas aqui e ali durante a nossa consulta, indicar outros especialistas, clínicas e hospitais, mas você precisa ter um clínico-geral de prontidão no time de cuidadores do seu pet, ok?

Atuo como veterinária holística, proativa e funcional. Esse monte de termos quer dizer que não me preocupo apenas em assegurar que seu cachorro receba teores corretos de proteína, lipídeos, calorias, vitaminas e minerais. Trabalho com alimentos naturais – “comida de verdade”, quanto mais fresca e live de substâncias químicas e processamentos industriais, melhor! Defendo variar os alimentos, enfatizo a importância de preparar e armazenar os alimentos de forma a preservar ao máximo seus nutrientes, acredito em customizar o cardápio a cada paciente, me preocupo com ácidos graxos extraídos a frio, alimentos sazonais, orgânicos, enzimas, microelementos, qualidade da água que o pet bebe, alimentos funcionais (aqueles que além de nutrir ajudam a prevenir e combater doenças) e levo em conta o perfil energético dos ingredientes de acordo com conceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Durante a consulta conversaremos sobre a conduta dietética que julgo mais adequada ao seu peludo. Em alguns casos, são necessárias duas avaliações mensais consecutivas. Nem sempre é possível acertar logo de cara a formulação dietética ideal para cada paciente. Mas com boa vontade e um pouquinho de paciência chegamos lá!

Por favor, respeite os prazos determinados durante a consulta para as futuras avaliações. Elas são de fundamental importância para analisarmos a influência da dieta no quadro de seu animal e para manter a estratégia nutricional coerente e atualizada. Quando o quadro de seu pet estiver sob controle e a dieta estiver bem instituída, entre em contato pelo menos uma vez a cada 6 meses para reavaliação da dieta de acordo com o peso, idade, grau de atividade física, condição de saúde, resultados de exames e outros parâmetros que podem mudar constantemente.

Se você precisa cancelar uma consulta já agendada, por favor, me informe com antecedência por email, SMS ou telefone. Compreendo se não puder comunicar com antecedência, afinal, imprevistos acontecem. Mas agradeço profundamente se conseguir. Desta forma poderei encaixar um pet que está na espera e não desperdiçarei esse horário.

Obrigada por me escolher para cuidar da dieta do seu amigão! Espero que este seja o início de um produtivo relacionamento. Se quiser saber mais sobre nossos serviços, preencha o formulário abaixo para solicitar um agendamento: será um grande prazer conhecer você e seu peludo!

Para saber o valor do serviço, por favor, entre em contato pelo formulário abaixo.

Agende sua consultoria!

Preencha o formulário abaixo para receber no seu email todas as informações sobre os nossos atendimentos, incluindo valores, horários e condições de acompanhamento. Se concordar com nosso esquema você poderá agendar um horário em seguida.

Por favor, envie apenas UMA mensagem para solicitar o seu agendamento. Múltiplas mensagens de um mesmo remetente não serão lidas nem respondidas.

* Preencha todos os campos corretamente. Utilizaremos os dados informados no formulário para retornar o seu contato.

Como minha agenda costuma ser cheia, pode ser que haja alguns MESES de espera antes do próximo horário disponível para agendamento de consulta. 

Sylvia Angélico – Médica Veterinária
CRMV-SP: 29943

Fique por dentro!

Fique por dentro!

Inscreva-se na nossa newsletter para receber nossas novidades por email.

You have Successfully Subscribed!