fbpx

Preocupados com o impacto ambiental da areia sanitária utilizada no “banheiro” dos bichanos, o carioca Cristiano Requião e sua filha bolaram há 5 anos uma solução ecológica e infinitamente mais barata usando cascalho fino para aquário. Ele me escreveu compartilhando o passo-a-passo dessa ideia simples e genial.

Você vai precisar de:

  • 2 bandejas grandes de alumínio (dessas comuns usadas para servir salgadinhos em festas, à venda em supermercados)
  • Cascalho fino para aquário de coloração discreta (como o bege da foto)
  • Prego afiado (para fazer furinhos nas bandejas)
  • 1 bandeja plástica sanitária comum para gatos

Instruções:

  • Faça dezenas de furinhos nas bandejas de alumínio usando o prego afiado.
  • Espalhe cascalho fino sobre a bandeja de alumínio.
  • Posicione a bandeja de alumínio sobre a bandeja plástica comum e pronto! Está montado o WC ecológico do seu bichano!

O cocô pode ser recolhido normalmente usando uma pá (Cristiano improvisa uma com garrafa pet cortada na base). Já o xixi escorre pelos furinhos e se deposita na bandeja plástica de baixo, mantendo o cascalho praticamente seco.

A urina pode ser descartada diretamente no vaso sanitário, o cascalho é lavado com água corrente, depois é seco ao sol e reutilizado. O ideal é montar 2 jogos de bandejas – por isso as 2 bandejas de alumínio sugeridas nos itens a comprar – assim uma fica secando enquanto a outra é utilizada.

Se o cascalho ficar com cheirinho ruim, é só deixar de molho com 1 a 2 colheres de sopa de vinagre ou 1 colher de café de bicarbonato de sódio.

Veja as fotos que ilustram esse post. A bandeja grande de alumínio, já devidamente furada, é posicionada sobre a bandeja sanitária plástica comum.

Com esse sistema simples, Cristiano calcula ter deixado de comprar (e, consequentemente, de descartar) uma tonelada de granulado sanitário felino. Uau! Fica a dica pra quem quer um gato mais verde! 😉

NOVA BANDEJA (3)

A bandeja de alumínio (devidamente furada) contendo cascalho.

bandeja

Posicione a bandeja de alumínio furadinha com cascalho sobre a bandeja sanitária plástica comum.