fbpx
Manuka-Honey-from-New-Zealand (1)

Créditos: http://honeyandbeauty.com/wp-content/

Quem aí já ouviu falar em mel de manuka? Aposto que poucos levantaram as mãos. 😉 Mas você não pode deixar de conhecer aquele que é conhecido como o mel mais poderoso do planeta, capaz de fazer qualquer lesão cicatrizar de maneira milagrosa!

Nas palavras da veterinária holística Dra. Karen Becker no post que ela publicou ontem no blog dela:

“o mel de manuka é produzido por abelhas que polinizam o arbusto de manuka (Leptospermum scoparium), planta medicinal nativa da Nova Zelândia.

Seu princípio ativo, o metilglioxal (MG), é um composto encontrado em pequenas concentrações na maioria dos tipos de mel. No Mel de Manuka, o MG deriva da conversão de dihidroxiacetona – substância altamente abundante no néctar das flores de manuka.

Experimentos clínicos demonstraram que o mel de manuka pode efetivamente ERRADICAR mais de 250 espécies de bactérias causadoras de doenças, incluindo certas variedades de bactérias já resistentes a antibióticos.

O mel de manuka contém um ingrediente exclusivo que reúne qualidades antimicrobianas chamado UMF (do inglês, “Unique Manuka Factor” ou Fator Único da Manuka) que confere suas extraordinárias propriedades antibacterianas. O mel comum libera peróxido de hidrogênio através de um processo enzimático que garante suas qualidades antissépticas, mas o mel de manuka concentra esse algo a mais, o UMF, que o torna muito superior a outros tipos de mel quando o assunto é destruir bactérias.

O nível de UMF varia, e é por isso que cada safra de mel de manuka é graduada e precificada de acordo com seu teor de UMF. Quanto mais UMF, mais escuro, grosso e caro é o mel. Um grau de UMF de 10 ou mais alto é o recomendado para propósitos medicinais. (…)

Utilizo mel de manuka extensivamente nos meus pacientes que sofrem infecções de pele resistentes (por exemplo, “hot spots” – a dermatite úmida aguda, acne felina, dermatite por lambeduras e até em lesões grandes que não podem ser fechadas cirurgicamente.”

Não acredita? Acompanhe as fotos ao final deste post. Elas mostram como a pata destruída de um gato foi completamente recuperada usando somente mel de manuka. Parece um milagre! (Um aviso: são imagens fortes, que podem impressionar pessoas sensíveis.)

O mel também pode ser consumido. Segundo a empresa Mel de Manuka, que envia para o Brasil o mel produzido na Nova Zelândia, “quando ingerido, o mel de manuka é eficaz no tratamento de:

• Dores estomacais
• Úlcera estomacal
• Dores de garganta
• Amidalite
• Acidez estomacal
• Queimação estomacal
• Gastrite
• Esofagite
• Gripes e resfriados (xôô, tosse dos canis!)
• Colite ulcerosa”

O site Whole Dog Journal sugere a dosagem de meia a 1 colher de chá do mel 3 a 4x ao dia como tratamento, antes das refeições.

Mas também pode ser oferecido como um preventivo natural em doses menores. Por exemplo, 1 colherinha de café ou 1 colher de chá 2 a 3x por semana, antes das refeições.

As contraindicações para ingestão ficam por conta de diabéticos e filhotes com menos de 3 meses de idade (pelo mesmo motivo que se contraindica dar mel a crianças menores de 1 ano). Mas o uso externo (tópico) está permitido para esses pets, desde que devidamente envolto em bandagem.

A notícia triste é que as lojas brasileiras ainda não disponibilizam o mel de manuka. Está indo viajar para o exterior? Você o encontra com facilidade em lojas de produtos naturais em países da Europa, Oceania, Canadá e nos Estados Unidos. Certamente vale o investimento!

manuka-honey-effects

A Dra. Karen Becker encontrou numa lixeira um gato com a pata nesse estado, já em processo de gangrena. Sabendo dos efeitos miraculosos do mel de manuka, ele optou por tratá-lo SOMENTE com analgésicos (para aliviar a dor) e aplicações de mel de manuka.

Algum tempo depois...

Algum tempo depois a pata já estava assim.

Quase boa.

Quase boa.

Perfeita! O gatinho foi doado à sobrinha da Dra. Karen e batizado de Manuka. :)

Perfeita! O gatinho foi doado à sobrinha da Dra. Karen e batizado de Manuka. 🙂