fbpx

O sábado do dia 23 de março marcou a estréia do nosso curso em Curitiba. Foi nosso primeiro curso teórico deste ano abordando dietas caseiras naturais tanto para cães quanto para gatos, e nosso sexto curso até hoje. Só para lembrar: em 2012 fizemos um curso em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Florianópolis. E este ano houve dois cursos teórico-práticos abordando exclusivamente cães em São Paulo (em fevereiro e em março).

O início do curso foi ligeiramente conturbado, culpa do cancelamento abrupto do meu vôo de São Paulo a Curitiba – eu deveria ter embarcado às 7:00 e chegado na FUNPAR (Fundação Universidade do Paraná) às 8:00. Mas precisei subir no próximo vôo, das 8:30, o que me fez chegar às 9:30 e atrasar 15 minutos o início da apresentação. Mas todas as participantes (só mulheres nesse curso de Curitiba!) foram gentis e compreensivas – ufa! Assim sendo, o curso começou às 10:15 e finalizou oficionalmente por volta das 16:20.

E foi uma delícia – um dos melhores cursos que já ministrei. Infelizmente, nem posso dizer que vi e conheci Curitiba, porque cheguei e me fui no mesmo dia, mas tive uma ótima impressão do que pude ver da cidade, que me pareceu muito planinha e limpa. O auditório da FUNPAR, localizado no centro da cidade, atendeu perfeitamente as exigências do curso, proporcionando uma sala de aula moderna e agradável. O coffee-break, que contratei por fora, ficou o tempo todo disponível na sala, coisa que adoro e que infelizmente nem todo estabelecimento permite.

O público mais uma vez foi bastante diversificado, o que torna tudo muito mais interessante. Essa edição em particular teve a distinção de contar com uma turma menor (18 inscritas) mas com o maior número de veterinárias em todos os cursos que já apresentei, o que é um inequívoco sinal da crescente aceitação da Alimentação Natural caseira para pets no Brasil.  Também contamos com zootecnistas, estudantes de Veterinária e muitas tutoras, criadoras e protetoras, algumas vindas de outros Estados, o que sempre me surpreende.

Durante o primeiro intervalo, recebi no auditório a visita de uma cliente encantadora, a Isa, tutora do gatão Roy, que ao trocar a ração seca convencional por dieta caseira natural, melhorou quase milagrosamente de um quadro crônico de diarreia que durou 10 anos e que era apenas amenizado com administração de corticóides. Na hora do almoço, todas fomos a um shopping localizado próximo à FUNPAR, onde curti muito a boa comida, a conversa e o preço do prato – nada menos que um terço do que eu pagaria em São Paulo rs

Outra surpresa deliciosa foi o final do curso. Depois de exibir dois vídeos mostrando o preparo da Alimentação Natural crua e cozida e encerrar a apresentação, algumas moças gentilmente me perguntaram se eu poderia estender um pouco o tempo do evento e falar sobre o meu segundo assunto favorito: vacinação de cães e gatos à luz das novas diretrizes científicas internacionais. Ah, foi a cereja do bolo! E melhor ainda: virtualmente todas ficaram para essa discussão, o que deixou muito satisfeita, dada a relevância do assunto.

Em suma, a experiência toda foi fantástica e espero ter ajudado a formar um pequeno núcleo de interessados por Alimentação Natural caseira para pets em Curitiba!

Em breve anunciarei aqui no blog, no Twitter e no Facebook do Cachorro Verde o restante da agenda de cursos para este semestre. Agora em abril retornarei ao Rio de Janeiro, em maio devo ir a Salvador (informações muito em breve) e em junho provavelmente repetirei o curso em São Paulo. Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte estão nos planos deste ano para as próximas edições!

Agradecemos a todos as participantes pela acolhida!

Fiquem com as fotos do evento (nada profissionais, feitas com meu celular).

As moças se instalando na sala da FUNPAR.

As moças se instalando na sala da FUNPAR.

Todo mundo prestando atenção :)

Todo mundo prestando atenção 🙂

Vídeo mostrando o preparo da AN crua

Vídeo mostrando o preparo da AN crua

Turma de Curitiba!

Turma de Curitiba!