Tudo sobre o pó de casca de ovo

O que é e para que serve?
O pó de casca de ovo é um suplemento de cálcio que você mesmo pode fazer em casa, sem gastar nada além de cascas de ovos que seriam descartadas.  O pó de casca de ovo não é necessário na Alimentação Natural à base de meaty bones (carnes contendo ossos, como o pescoço e a asa de frango), já que nesse tipo de dieta o cálcio presente nos ossos supre os requerimentos diários desse mineral.

Mas pode ser usado em dietas caseiras cruas ou cozidas que não contenham ossos ou outra fonte de cálcio.  Nesses casos, o pó pode ser usado sobre carnes sem ossos, vísceras e ovos como forma de garantir que o cão ou gato ingira quantidades equilibradas de fósforo (mineral abundante nas carnes, vísceras e ovos) e de cálcio.  O equilíbrio na relação cálcio-fósforo favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

Quanto oferecer?
Depende da quantidade de alimentos que pet vai receber diariamente. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 500g de alimentos.  Essa regrinha costuma ser empregada sem problemas, até porque um pouquinho de cálcio a menos ou a mais não deve fazer mal aos pets saudáveis. Na verdade, o organismo tolera muito melhor uma leve deficiência de cálcio do que o excesso desse mineral. O excesso de cálcio está relacionado a afecções osteoarticulares e à formação de certos tipos de cálculos urinários.

Como fazer o pó de casca de ovo:
Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico (além de ecológico!) produzir em casa o pó de casca de ovo!


1. Sabe aquelas cascas de ovos que sobram quando você faz bolo, omelete e pudim? Lave-as e guarde-as. Quando tiver um monte, use para fazer o pó de casca de ovo. Você pode também pedir as cascas que seriam jogadas no lixo em padarias ou restaurantes – esses estabelecimentos usam muitas dúzias de ovos diariamente.

2. Coloque as cascas limpas e secas no forno elétrico ou convencional por 5 minutos, em potência média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar.  Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.

 

3. Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer, moedor ou processador de alimentos e bata até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.


4. Todas aquelas cascas viraram esse montinho de pó no fundo do copo.

5. Guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor.  Algumas pessoas preferem guardá-lo em geladeira, mas acredito que, do ponto de vista da preservação do cálcio, tanto faz manter ou não refrigerado. Bem armazenado, o pó dura em média 2 meses.


Dica para potencializar a absorção do cálcio

Você sabia que o cálcio é melhor absorvido em um meio ácido? Para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó de casca de ovo, pingue algumas gotas de limão sobre o pó adicionado a carnes, ovos e vísceras antes de oferecê-los ao pet.

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!