fbpx

Dando continuidade aos lindos exercícios propostos pelo médico-veterinário Dr. Demian Dressler (o último exercício foi esse), em seu ótimo livro “The Dog Cancer Survivor Guide”, inédito no Brasil, para estreitar o vínculo com seu pet. Esta é a Declaração de Gratidão.

Autor: Dr. Demian Dressler
Tradução: Sylvia Angélico

Declaração de Gratidão

Duração: 10+ minutos
Indicação: qualquer sentimento

“Expressar gratidão pode ter profundos efeitos positivos. Estudos têm mostrado que expressar gratidão diariamente nos faz sentir orgulho, esperança, inspiração, compaixão e motivação. Aumenta diretamente nosso senso de satisfação com a vida, tornando-nos mais otimistas e mais propensos a procurar auxílio junto à nossa família e amigos.

Nossos companheiros de patas captam a nossa atitude e, quanto mais positivos estivermos, melhor poderemos ajudá-los em situações de necessidade. A Declaração de Gratidão é muito simples. Reservem um tempinho para estar com seu peludo. Escolha um lugar calmo onde vocês dois possam ficar confortáveis e se sentir seguros.

Agradeça seu peludo por tudo o que você conseguir pensar, grande e pequeno. Diga “te agradeço por _______, e te agradeço por _______, e te agradeço por ________.” Agradeça pelas brincadeiras, por ele apreciar a comida que você prepara para ele, por ele dormir ao seu lado, por te motivar a sair para passear e por aquela vez que ele rosnou para aquele rapaz esquisito que apareceu no seu quintal. Continue agradecendo até você não conseguir pensar em mais nada para agradecer.

Declare em voz alta, porque falar em voz alta prontifica nossas mentes a se lembrar de coisas que não lembraríamos em silêncio. Enquanto fala, permita a si mesmo sentir essa gratidão. Lágrimas são permitidas – e sorrisos também. Não se reprima.

Quando acabarem os assuntos específicos, você poderá ainda estar na “vibe da gratidão”. Se isso acontecer, você pode dizer “te agradeço, te agradeço”, até que a ânsia de falar diminua e as palavras cessem.

Esse exercício frequentemente desperta nos tutores um senso de amor incondicional. Uma vez que tenha concluído, tire um momento para curtir o sentimento de amor que foi libertado. Aproveite o reconhecimento dos presentes que o seu animal te proporciona.

Eu reservaria pelo menos 10 minutos para esse exercício, mas talvez não seja o bastante. Muitos leitores me escreveram para dizer que esse único exercício é o mais importante do meu livro.”