fbpx

A super dica pra variar é da dupla dinâmica do site Planet Paws, a médica-veterinária integrativa Dra. Karen Becker e o estudioso de pet food, Rodney Habib.

Dê uma chance a essa receita caseira natureba e alivie coceiras localizadas nas patas ou em qualquer outra parte do corpo antes de imediatamente recorrer a produtos à base de corticoide (um potente antiinflamatório que pode causar alterações endócrinas e hepáticas), antibiótico (que desequilibra a microbiota bacteriana benéfica do organismo) e/ou antifúngico (sempre tóxico ao fígado).

Vamos à receita? Pode ser usada em cães e em gatos também!

Indicações:

* Restabelecer o pH adequado da pele (dificultando a vida de leveduras, fungos e bactérias)
* Aliviar coceiras de intensidade leve a moderada
* Alergias
* Ação repelente complementar, de pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos

Ingredientes:

* 1/4 de xícara de chá de vinagre de maçã (sim, precisa ser o de maçã)
* 1/2 xícara de chá de chá verde
* 1 xícara de chá de água destilada ou fervida (para esterilizar)
* 1/2 xícara de chá de chá de hortelã ou camomila
* 1/2 xícara de chá de chá de calêndula
* 5 gotas de óleo essencial de lavanda (à venda em lojas como a Mundo Verde)

Misture tudo e despeje em um borrifador. O produto pode ser conservado em geladeira e possui prazo de validade de 4 dias. Agite e borrife várias vezes ao dia nas regiões que coçam, por quantos dias achar necessário. Alguns peludos não apreciam a sensação de ser borrifados, então borrife a solução em uma bola de algodão e aplique o algodão umedecido onde coça.

Se possível, prepare os chás com folhinhas ou flores naturais. Lojas de produtos naturais, a exemplo da Mundo Verde, comercializam saquinhos com a matéria-prima desidratada para fazer chá. Desta forma ficam mais potentes. Mas, se não for possível, tudo bem, vá de sachês comuns de chá.

Assista ao vídeo que explica como preparar – e adeus coceira chata!