fbpx

Comecei a ler esses dias o livro “The Dog Cancer Survivor Guide” (“O Guia de Sobrevivência do Cão com Câncer”, inédito no Brasil), escrito pelo médico-veterinário norte-americano Dr. Demien Dressler em parceria com médica-veterinária especializada em Oncologia, Dra. Susan Ettinger.

As primeiras passagens me emocionaram muito e queria dividir parte delas com vocês. O Dr. Demian aborda a importância de procurarmos acalmar nossas mentes e corações ao recebermos uma notícia devastadora sobre a saúde do nosso peludo (como “seu animal tem câncer”). Do contrário, por conta do estresse, desespero e sentimentos naturais de culpa e impotência, tendemos a tomar decisões apressadas que nem sempre resultarão no melhor aproveitamento do tempo de vida que esse animal terá ao nosso lado.

No livro ele ensina diversas técnicas para ajudar a clarear a mente, refletir profundamente e, no processo, nos reconectarmos ao nosso filho de patas. Embora o livro seja voltado para o câncer em cães, as orientações dessa primeira parte podem ajudar tutores atravessando qualquer situação difícil com seu cão, gato ou outro animal. Vou postar aqui periodicamente 3 ou 4 dos exercícios traduzidos para o português. A começar pela Biografia, que me fez chorar ontem no avião enquanto eu lia no trajeto de João Pessoa a São Paulo.

Espero que gostem.

Biografia
Autor: Dr. Demian Dressler
Tradução: Sylvia Angélico

Duração: 30+ minutos
Indicação: para driblar qualquer sentimento negativo perante um diagnóstico sombrio

Esse poderoso exercício é uma maneira libertadora e inspiradora de se reconectar com seu peludo. Aprendi a respeito com meu amigo que pratica meditação com seus cães, James Jacobson, autor do livro “How to Meditate with Your Dog: An Introduction to Meditation for Dog Lovers”.

Quando a Maltesinha dele, Maui, estava muito doente e próxima do fim de sua vida, ele recebeu milhares de mensagens de fãs do seu livro. Um dos leitores ofereceu esse exercício como um meio de se conectar deliberadamente com Maui antes de ela deixar esse mundo. Reservar um tempinho para praticar esse exercício deu a James algum alívio do seu medo e o ajudou a lidar com a doença de Maui. Este é um exercício simples, mas pode ser uma experiência muito emocional. Se precisar, vá devagar ou faça pausas.

Tenha lenços de papel a mão.
Sente-se com o animal e conte a ela ou a ele sua história de vida em voz alta. Comece do princípio e percorra tudo até os dias atuais. Forneça o máximo de detalhes que tiver. A começar pela primeira vez que você a/o viu, conte-lhe o máximo que puder, incluindo:

  • Quem estava lá?
  • Quem chegou e foi embora?
  • Onde você estava?
  • O que vocês dois fizeram?
  • Quais foram os momentos bons?
  • Quais foram os momentos ruins?

Faça contato físico com o animal enquanto você narra sua biografia, se possível, para ampliar a conexão. Se seu companheiro(a), crianças, outros membros da família ou amigos forem próximos do seu peludo, você pode querer inclui-los nesse exercício. Seu animal se sentirá inundado pelo amor que o circunda.

Não se esqueça de contar a ele/ela o que você está sentindo nesse momento ao narrar sua biografia. Conte o que essa experiência está representando para você. Este é um exercício poderoso que pode revelar o quão profunda é sua conexão com seu animal. Uma vez reconquistado esse elo de forma consciente, a motivação para ser o melhor tutor possível crescerá ainda mais.

Para quem se interessou por adquirir o livro, ele está disponível em versão impressa ou versão digital para Kindle pelo site da Amazon. Lembrando que felizmente não há taxa de importação para livros no Brasil.

livro_DC