fbpx

Aaaaaah, um cházinho! 🫖

Podemos preparar chá com uma variedade de elementos: ervas, flores, cascas, frutas, sementes, raízes. Além de ser prazeroso tomar essa bebida (o de boldo não conta 😣) ela é cheia de potencial terapêutico. Existem chás que ajudam a aliviar dores, tensão, cólica e inchaço, auxiliam na eliminação de muco e toxinas do corpo e estimulam os processos digestivo, imunológico, circulatório e urinário, dentre inúmeros outros lindos efeitos.

E o chá não precisa ser ingerido para fazer bem. Podemos utilizá-lo topicamente também para a limpeza de ouvidos e olhos do pet e na última água do banho, por exemplo, por suas bem-vindas propriedades adstringentes (de “amolecer” o cerúmen auricular), antiinflamatórias, antissépticas e antialérgicas.

Se você, assim como eu, curte tomar um bom chá, já deve ter se perguntado se pode oferecer um pouco ao seu cão ou gato. A boa notícia é que, sim, podemos compartilhar um pouco de alguns chás com nossos pets.

Infelizmente ainda não se conhece a segurança de todo chá que existe para cães e gatos. Por isso selecionei alguns que considero valiosos e com os quais tenho experiência de uso seguro para abordar nessa postagem. Então, vamos lá. Prepare um bom chá e leia essa postagem para saber como estender os benefícios dessa bebida milenar ao seu peludo!

Observação aos conhecedores do assunto: acabei optando por chamar toda infusão de chá, mas sei que o correto seria me referir a esses que vou tratar aqui como “infusão”, porque “chá” é somente a bebida preparada com Camellia sinensis, o chá-da-Índia 🤓

Quais chás?

Considero geralmente seguros para cães com moderação os chás de hortelã, erva-doce (funcho), camomila, lavanda, boldo, valeriana, espinheira-santa, gengibre, equinácea, capim-limão, moringa, quebra-pedra, erva cidreira, sucupira, calêndula, neem e chá verde desde que sem cafeína.

Com gatos é preciso maior cautela, pois felinos não metabolizam certos compostos das plantas e podem se intoxicar. Para felinos são geralmente considerados seguros para ingestão os seguintes chás servidos diluídos: gengibre, valeriana e catnip (sim, a erva-do-gato).

Para ambas as espécies evite chás com cafeína (chá preto, chá branco, chá verde não-descafeinado, chá de jasmim e chá-mate) e chá de hibisco.

Seu pet forma cálculos de oxalato de cálcio na urina? Evite chá de erva-doce, chá de gengibre e chá verde (mesmo descafeinado).

Principais benefícios de cada chá

  • Hortelã: combate mau hálito, otimiza a digestão, descongestiona as vias aéreas
  • Erva-doce: combate ansiedade e alivia gases
  • Camomila: relaxa, combate a insônia, otimiza a digestão
  • Lavanda: alivia dores, ansiedade e indigestão
  • Boldo: ação laxativa suave, combate gases, protege o fígado e estimula a produção de bile
  • Espinheira-santa: reduz a acidez gástrica excessiva, aliviando sintomas de azia e refluxo
  • Gengibre: antiinflamatório, analgésico, combate náusea, termogênico
  • Equinácea: imunoestimulante, reduz a ansiedade, antiinflamatório e antialérgico
  • Capim-limão: leve efeito sedativo, ação antimicrobiana, ajuda a reduzir taxas de gorduras no sangue
  • Moringa: ajuda a regular a glicemia e a controlar a pressão arterial, antiinflamatório, imunoestimulante
  • 
Quebra-pedra: ajuda a dissolver alguns tipos de cálculos urinários e diminui a formação de cristais de oxalato de cálcio.
  • Sucupira: alivia a dor e a inflamação de quadros ortopédicos.
  • Calêndula: antimicrobiano, cicatrizante, antiinflamatório e leve sedativo
  • Neem: ajuda a aliviar gastrite, efeito cicatrizante, imunoestimulante, destoxificante e regulação da glicemia
  • 
Chá verde (sempre descafeinado): 
otimiza a função cognitiva, reduz risco de câncer, retarda o envelhecimento
  • Valeriana: leve sedativo
  • Catnip: melhora digestiva, aumento do bem-estar (para gatos)

Você pode combinar duas ou mais plantas em uma mesma receita, principalmente se quiser combinar efeitos diferentes ou potencializar efeitos similares.

Também vale incluir pedacinhos de frutas ou mesmo de cascas de frutas permitidas (lembra, né? uva e carambola não pode). Rodelas de limão, de laranja, fatias de maçã e casca de abacaxi são presenças já consagradas em muitas misturas para chá de sucesso. Aroma e sabor são deliciosos.

Como e quanto servir?

Sirva morno ou frio, entre as refeições. Chás mais estimulantes, como o de gengibre e o verde (mesmo descafeinado) devem ser evitados à noite. Prefiro e acho desnecessário adoçar, mas se quiser adicionar ao chá morno ou frio um pinguinho de mel de abelhas ou melaço de cana, tudo bem.
Os cães costumam ser mais interessados em chá do que os gatos. O caminho mais seguro e interessante é oferecer com moderação e variar. Exemplo: uma pequena porção por dia, 2-3x por semana.

Sugestão para cães:


  • De até 5kg de peso, até 30ml
  • De 5kg a 10kg, até 50ml
  • De 10kg a 20kg, até 80ml
  • Acima de 20kg: de 100ml a 120ml
    Obs: vets podem recomendar uma porção maior a depender do caso, finalidade terapêutica e do animal.

Para gatos:

  • De 15ml a 30ml 1-2x por semana dos chás permitidos (informados anteriormente).

Como preparar:

Prefira chás preparados a partir da planta fresca ou desidratada. Chás de saquinho são em geral menos interessantes, por serem mais processados e poderem conter misturas com outros ingredientes, aditivos e serem mais propensos à proliferação fúngica.

Em geral, pacotes de chá trazem as instruções para infusão no verso. Mas vejamos uma receita de chá simples de hortelã e outra de chá de erva-doce para cães e uma de chá de catnip para gatos:


Chá de hortelã
Ferva 250ml de água filtrada. Desligue o fogo, adicione 7 a 10 folhas de hortelã frescas (sem os caules), aguarde 5 minutos e o chá está pronto. Coe, espere amornar e sirva um pouco ao seu cão.

Chá de erva-doce
Ferva 250ml de água filtrada. Desligue o fogo, adicione 1 colher de chá de erva-doce seca, tampe e deixe “descansar”por 3 a 5 minutos. Coe, espere amornar e sirva um pouco ao seu cão.

Chá de gengibre
Em uma panela adicione 250ml de água e uma rodelinha de gengibre fresco. Quando ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe por mais 3 minutos. Espere amornar e sirva um pouco ao seu cão ou gato.

Chá de catnip (erva-do-gato)
Ferva 250ml de água filtrada. Desligue o fogo, adicione 2 colheres de sopa de catnip seca. Espere amornar e sirva um pouco ao seu gato (ou cão).

Chás para uso tópico:

Chá de malva
Ferva 1 xícara de água e e seguida adicione 1 colher de chá de malva seca. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Mantenha refrigerado por até 2 dias. Excelente ação antisséptica e antiinflamatória para higienização frequente de dobras cutâneas, região ao redor dos olhos, patas, vulva e ouvidos. Uso tópico seguro em cães e gatos.

Chá-verde
Ferva 1 xícara de água e em seguida misture 1-2 colheres de chá verde (para uso tópico pode usar chá verde cafeinado). Tampe e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Mantenha refrigerado por até 2 dias. Excelente agente para limpar regularmente os ouvidos de cães e gatos e prevenir otites.

Solução natural anti-coceira
À base de chás de calêndula, chá verde e chá de hortelã (omita o óleo essencial de lavanda da receita para aplicação em gatos).

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!