fbpx

Ao contrário do que muita gente pensa a fitofagia, o hábito de ingerir grama, é um comportamento normal e ancestral de cães e gatos.

A grama é fonte de fibras insolúveis, enzimas, prebióticos, clorofila e outros fitonutrientes, além de minerais, como o potássio. Para os bichanos, a ingestão de gramíneas previne ainda a obstrução do tubo digestivo por bolas de pelos.

Cães que cheiram e escolhem tranquilamente que matinho vão comer – e que não vomitam em seguida – muito provavelmente estão fazendo isso porque gostam. Já os filhotes geralmente comem grama por curiosidade, por tédio ou para seguir o exemplo de um pet mais velho.

Mesmo sabendo que a fitofagia é natural acho importante investigar se algo pode estar faltando na alimentação do seu peludo. A dieta está suplementada corretamente? Nela entra uma porção de vegetais que fornecem fibras (como brócolis, repolho, batata-doce, folhas verde escuras, abóbora etc)? Ao comer grama seu pet pode estar em busca de algum nutriente em falta na dieta ou que ele simplesmente não esteja conseguindo absorver bem.

Se seu cão vira e mexe pede desesperadamente para sair, chega na praça e sai comendo indiscriminadamente qualquer mato que vê pela frente e depois vomita e/ou tem diarreia, ele provavelmente está praticando zoofarmacognosia, ou seja, medicando a si mesmo.

Pets que comem grama freneticamente e têm sintomas de desconforto gastrintestinal (lamber os próprios lábios, apresentar barulhos na barriga, fezes amolecidas ou com muco, apetite irregular e/ou vômitos) podem estar com verme ou doença inflamatória intestinal crônica. Hora de marcar uma consulta com a vet. A adição regular de enzimas, fibras extras, fitoterápicos como a espinheira-santa e o dente-de-leão e probióticos pode ser incrivelmente benéfica no manejo desses quadros.

Por fim, considere oferecer ao seu amigão vegetais fermentados e grama que não foi tratada por pesticidas e herbicidas sintéticos. Você pode plantar em casa sementes de trigo, aveia, milho e milheto, vendidas em lojas de jardinagem e até em algumas pet shops grandes. Rendem saborosos e nutritivos capins! Melissa, erva-doce e hortelã são outras ervas que fazem sucesso com os peludos. Se encontrar orgânicos, melhor ainda.

 

Comunicado do site Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança. Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!