fbpx

Você serve a AN (Alimentação Natural) do seu cão/gato triturada, cortada em cubinhos ou em pedaços grandes? Afinal, o tamanho do pedaço faz alguma diferença?

Vamos lá. Há alimentos que acho importante oferecer triturados e outros que recomendo servir em pedaços. Depende do tipo do alimento, do porte do seu cão, da capacidade digestiva dele e de quão seletivo ele é com esses alimentos. Vamos entender melhor.

Vegetais

Digerir vegetais não é a especialidade de cães e gatos, nossos carnívoros de estimação. Quer ver? Faça o seguinte teste. Sirva uma cenoura crua cortada em pedaços grandes e observe, no próximo cocô dele, a presença da cenoura não digerida. Repita o teste com carne crua e verifique se o mesmo acontece (spoiler: não acontece). Isso, porque faltam a essas espécies recursos encontrados em animais herbívoros e onívoros clássicos, como:

  • dentes molares para macerar vegetais
  • Uma melhor capacidade de mastigação
  • a amilase, enzima salivar que inicia a digestão do amido na boca
  • um intestino grosso mais longo e complexo

Fato é que a matéria vegetal compreende menos de 3% da dieta de felinos e lobos na natureza. Felinos consumem o conteúdo digestivo de suas pequenas presas e gramíneas para ajudar o trânsito intestinal. Já o lobo europeu consome também um pouco de frutinhos silvestres.

Adicionamos uma maior proporção de vegetais à dieta de cães e gatos domésticos para fornecer fitoquímicos importantes (como os antioxidantes), prebiótico e fibras, e também para deixar as refeições um pouco mais volumosas.

Vegetais triturados (seja no mixer, processador ou liquidificador) sofrem uma melhor ação das enzimas digestivas e do ecossistema microbiano, o que favorece a assimilação dos nutrientes. Se puder e seu pet aceitar, vá além: sirva vegetais fermentados. Assim, são ainda mais nutritivos (mais vitamina K!) e ficam meio pré-digeridos, como os vegetais encontrados no intestino de presas pequenas. Veja como prepará-los:  https://www.cachorroverde.com.br/fermentados/ 

Quer uma vantagem adicional para triturar os vegetais? Alguns cães e muitos gatos não curtem vegetais. Triturá-los permite misturá-los a alimentos apreciados, como pedaços de carnes e vísceras, aumentando a aceitação dos vegetais.

Obs: não precisa triturar pedaços de frutas servidas como petisco. Frutas costumam ser bem digeridas pelos cães. Tem o hábito de oferecer pedaços de vegetais crus, como cenourinhas, pepino ou brócolis, de lanche? Não precisa triturar esses. Se sair inteiro nas fezes, tudo bem. Triture os vegetais das refeições.

E quanto aos tubérculos (batata-doce, inhame, mandioquinha etc), que são fonte de carboidrato na AN Cozida? Cães de porte miniatura e pequeno conseguem digeri-los cortados em cubos. Já o cães de porte médio e grande podem eliminar esses pedaços intactos nas fezes. Na dúvida, cheque o cocô. Se vir pedaços inteiros de tubérculos, já sabe: triture ou pelo menos amasse-os antes de servir.

Obs: não é preciso triturar arroz (integral, parboilizado ou branco), aveia ou quinoa.

Carnes, vísceras, ovos e peixes

Digerir esses alimentos é com seu cão e gato mesmo! Aqui, recomendo oferecer as carnes em cubos grandes. Peixes de até um palmo de comprimento podem ser servidos inteiros ou cortados em pedaços grandes, a depender do porte e da preferência do pet. Cães e gatos geralmente apreciam vísceras, peixe e ovos. Mas, se rejeitarem esses alimentos, sirva-os triturados e misturados aos pedaços de carne. Não funcionou? Triture esse alimento com um pouco da carne que eles gostam.

Ossos carnudos crus

Esses alimentos (ex: asa, dorso, pés e pescoço de frango crus) fazem parte das AN Cruas Com Ossos. Podem ser servidos inteiros, martelados, cortados em pedaços ou mesmo moídos. Depende do cão ou gato ser capaz de “mastigar” essa peça, ingerir sem afobação, sem regurgitar etc. Mastigar esses alimentos ajuda a manter os dentes saudáveis e limpos, mas alguns peludos não gostam ou não conseguem consumi-los inteiros ou em pedaços grandes.

Saúde digestiva e preferências

Para cães e gatos com quadro digestivo agudo ou crônico, indico oferecer a dieta toda triturada. Facilita tremendamente o processo de digestão. Com a questão sob controle, experimente voltar a servir em pedacinhos.

Há gatos que só aceitam comer uma dieta completa (com carne, vísceras, um pouco de peixe, ovos e uma porçãozinha opcional de vegetais) se todos os ingredientes da dieta forem triturados juntos. E tudo bem.

Atendo cães (em geral de porte miniatura) que apreciam textura, comem melhor alimentos em cubinhos. Outros têm preferência por refeições trituradas. Se seu peludo dá trabalho para comer, sirva a comida das duas maneiras e observe qual é melhor aceita.

Resumão:

  • Prefira sempre triturar vegetais (verduras, legumes).
  • Não precisa triturar frutas.
  • Não precisa triturar arroz, aveia e quinoa.
  • Sirva tubérculos em cubos, mas triture se estiverem saindo nas fezes.
  • Sirva carnes, peixes e vísceras em pedaços maiores.
  • Triture vísceras, peixes e ovos, se necessário.

Como você faz aí na sua casa? Conta pra gente!

Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!