fbpx

Você tem o fundamental cuidado de suplementar a Alimentação Natural (AN) caseira do seu peludo? Por melhor que seja uma AN, variada, com inclusão diária de um pouco de folhas verde-escuras, ovos, fígado (e/ou outras vísceras valiosas), carnes bovina, suína, de frango, sardinha, ingredientes orgânicos, ela precisa ser suplementada.

 

 

Vamos pegar um exemplo. Em uma AN composta por 35% de carnes (variadas), 5% de fígado, 30% de carboidratos e 30% de vegetais diversos, muito provavelmente temos deficiência (ou insuficiência) de pelo menos cálcio, manganês, vitamina E e iodo. Pelo menos. Se não entrar com frequência na dieta carne bovina, um pouquinho de fígado (e/ou baço, rim), ovo, sardinha, teremos também provável falta de zinco, cobre, colina, selênio e ácidos graxos ômegas-3 (EPA e DHA).

Para cães em crescimento a deficiência de nutrientes acarreta alterações esqueléticas sérias e irreversíveis (coluna torta, desvios nos aprumos, porte reduzido, fraturas), além de anemia, imunidade comprometida e até problemas no desenvolvimento cognitivo. Mas mesmo em cães adultos e idosos a suplementação adequada é essencial. Queda de pelos excessiva, seborreia (descamação, caspa), pelagem sem brilho, unhas quebradiças, anemia, aparecimento precoce de doenças crônicas, maior suscetibilidade a contrair doenças e até de atrair carrapatos, pulgas e vermes e alterações nos exames laboratoriais podem ser devidos a desequilíbrios na dieta.

 

 

O assunto “suplementação” é um pouco complexo. Ela pode ser prescrita e acompanhada de maneira individualizada sob orientação de um profissional experiente em AN. Você pode se informar sobre o assunto estudando a respeito aqui no site, mas também ofereço um curso online permanente e completo sobre AN para cães e gatos.

O que não pode é descuidar da suplementação. Como suplementação mínima para uma dieta caseira sem ossos para um cão saudável eu recomendo a adição de um suplemento vitamínico-mineral completo, como o Food Dog ou o Nutroplus, que possuem versões para filhotes, adultos, idosos e também para gatos (o Nutroplus já tem inclusive um suplemento específico para balancear dietas cruas com ossos para cães, propositadamente sem cálcio.) Eu também recomendaria um suplemento de ômega-3 (EPA e DHA), que pode ser uma cápsula de óleo de peixe de 500mg para cada 10kg de peso do pet, diariamente, ou 30-60g de sardinha para cada 10kg de peso do cão, 3 dias por semana.

Para cães e gatos que não toleram fórmulas vitamínico-minerais comerciais, um veterinário atuante com AN poderá montar uma receita enxuta para ser aviada em farmácia e/ou recomendar alimentos específicos para preencher as lacunas nutricionais.

 

Comunicado do site Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!