Que "só a tampinha" o que. Passa o pote todo!

“Que ‘só a tampinha’ o que. Quero o pote todo!”

O iogurte natural integral é um dos complementos que recomendamos para a Alimentação Natural caseira de cães e gatos. Isso, porque além de ser muito apreciado, o iogurte é um superalimento que traz inúmeros benefícios à saúde dos pets. Veja abaixo os principais:

  • É fonte de cálcio (um copinho fornece cerca de 255mg deste mineral)
  • Contém vitaminas do complexo B
  • Não provoca diarreia em pets com intolerância à lactose (as bactérias presentes no iogurte consomem a lactose)
  • Minimiza o dano causado por antibióticos à microbiota (“flora”) intestinal
  • Ajuda a prevenir infecções gastrointestinais, urinárias e do sistema reprodutor
  • Acelera a recuperação em quadros de diarreia
  • Estimula a imunidade e a produção de gama-interferon, substância com ação antiviral

chobani-yogurt_0

Observações importantes:

Para que o pet aproveite todas as vantagens do iogurte, é importante fornecê-lo diariamente, já que os Lactobacillus acidophilus – as bactérias do bem que estão presentes no iogurte – sobrevivem no intestino por pouco tempo. Por “iogurte” não entenda danones e outros produtos lácteos altamente processados, destituídos de lactobacilos e repletos de aditivos químicos e açúcar (ou adoçantes).

A dosagem de manutenção que sugiro a pets saudáveis é de 1 colher de chá para cães mini, 1 colher de sobremesa para cães pequenos e gatos, 1 de sopa para médios, 2 de sopa para grandes e 3 a 4 de sopa para cães gigantes. Sirva juntamente com uma das refeições do dia ou como um petisco.

Em caso de pets com diarreia, a quantidade de iogurte fornecida deve ser aumentada para surtir mais efeitos. Ofereça o equivalente a 1/4 a 1/3 de um potinho comercial para cães de porte mini e gatos, 1/2 pote para cães de porte pequeno, 1 pote para cães de porte grande e 1 1/2 a 2 para cães de porte gigante. Se possível, ofereça a porção algumas vezes ao longo do dia. Mas ANTES de entrar com o iogurte, recomendo restringir alimentos por 8h a 12h, para dar tempo do tubo digestório “desinflamar”.  Mantendo água á vontade sempre, claro.

Outro ponto importante: não adoce. A maioria dos pets é louca por iogurte natural normal, azedinho mesmo. Ao ser apresentado a mel, açúcar ou outros adoçantes, o paladar dos nossos animais se torna seletivo e ávido por doce. Mas se quiser combinar iogurte com um pouco de frutas, vá em frente! Iogurte com um punhado de blueberries (mirtilo) ou morangos formam uma associação particularmente inspirada – rica em antioxidantes. Vale bater iogurte com um pouco de frutas, rechear um brinquedo oco (Kong e etc) com a mistureba e congelar pra depois servir geladinho ao pet. Diversão na certa!

Cães e gatos podem consumir iogurte desnatado caso você tenha o hábito de comprar ou de produzir em casa iogurte com menor teor de gordura. Mas é importante saber que a gordura de origem animal não precisa ser restrita para cães e gatos saudáveis. Nossos pets são carnívoros adaptados a um moderado a alto teor de gordura em suas dietas. Para eles a gordura é de fácil digestibilidade, além de não alterar a glicemia, veicular ácidos graxos importantes e permitir a absorção das vitaminas A, D,E e K.

Intolerância a iogurte é algo bastante raro, visto que ele tem menor teor de lactose que o leite. Mas já vi acontecer. Se seu pet apresentou desconforto intestinal  – gases, diarreia – depois de tomar um pouco de iogurte, experimente comprar iogurte sem lactose. Hoje em dia não é difícil encontrá-los no mercado.

Quando abro um pote de iogurte, costumo mantê-lo em um tupperware tampado na geladeira por até 5 a 7 dias. Em geral, se mantém bem.

Qualquer iogurte natural integral comercial de boa qualidade pode ser oferecido aos pets. Para escolher bem, consulte o rótulo. Idealmente, deve ser simples a composição de um iogurte saudável: leite + culturas lácteas (as bactérias responsáveis pela alquimia que transforma leite em iogurte). Identificou na composição do iogurte aditivos como açúcar invertido, amido, espessante,  sabor artificial idêntico ao natural, reguladores de acidez, conservantes etc? Esse “iogurte” não merece ser levado pra casa.

Mas você também pode fazer iogurte em casa! Desta forma você economiza e sempre tem iogurte fresquinho e livre de conservantes para seus pets e para sua família! As receitas abaixo foram retiradas do site da amiga Pat Feldman, do site Crianças na Cozinha, imperdível para todos que se preocupam com uma alimentação mais natural.

greek-yogurt-berries

Receita de iogurte caseiro natural integral

Com leite pasteurizado:

Esta receita de iogurte caseiro não serve para os leites em pó nem para os comprados em caixinhas longa vida. Use leite engarrafado (tipo A) ou de saquinhos. Caso tenha acesso, use leite orgânico.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite pasteurizado
  • 1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:

  • Assim como no preparo dos demais iogurtes, aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 84 graus centí­grados.
  • Mantenha a essa temperatura durante 4 minutos.
  • Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados.
  • Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.
  • Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida, em seguida retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).
  • Desligue o forno.
  • Tampe a panela e coloque-a no forno desligado.
  • Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.
  • Feche a porta do forno e aguarde 6 a 12 horas, ou uma noite.
  • Retire e leve à geladeira.
  • Consuma em até 15 dias.

Rende cerca de 950mL de iogurte. Se preferir um iogurte mais denso, aumente um pouco a quantidade de iogurte da receita, ou reduza um pouco da quantidade de leite utilizado.

Com leite cru (leite não pasteurizado):

Ingredientes:

  • 1 litro de leite cru
  • 1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:

  • Aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Enquanto isso, pré-aqueça o seu forno.
  • Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida; em seguida, retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem.
  • Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.
  • Feche a porta do forno e aguarde 8 horas, ou uma noite.
  • Retire e leve à geladeira.
  • Consuma em até 15 dias.

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!

Fique por dentro!

Fique por dentro!

Inscreva-se na nossa newsletter para receber nossas novidades por email.

You have Successfully Subscribed!