fbpx

Meu cão fica inquieto sempre que recebe uma carcaça inteira. É normal?

Dani pergunta:

Toda vez que dou um pedaço grande para meu cão, como uma codorna inteira ou 1/2 coelho ele fica andando pela casa com a comida na boca. Não sei se ele está tentando esconder ou só procurando outro lugar pra comer. Eu sempre o coloco de volta na cozinha ou em cima de um jogo americano na sala porque obviamente não quero pedaços de carne em cima da minha cama ou atrás do meu computador. Estou encanada com isso pois parece ser um instinto e não quero que ele fique possesivo com a comida ou algo parecido. Alguma ideia de como agir?

Cachorro Verde responde:

Olá, Dani,

Meus cães nunca tentaram esconder pedaços de meaty bones. Mas o que percebo é que, às vezes, quando ofereço peças grandes como as que você cita, eles ficam muito ansiosos, e podem exibir um comportamento de caminhar hesitantes, pra lá e pra cá, com a peça na boca. Será que não estamos falando do mesmo comportamento?

Encaro essa atitude como algo normal. O cão fica ao mesmo tempo inseguro e excitado, porque recebeu uma peça grande, que exigirá um tempo maior de mastigação. Ele pensa que iremos tirar a peça dele, ou que outro predador irá fazê-lo. Nessas horas, apenas deixo meus cães separados e em paz. Não falo com eles, não interrompo, não tento tirar a peça. Deixo-os quietinhos em um canto, cada um num lugar, e eles comem numa boa. Você mora em apartamento? Experimente deixar seu cão em uma área segura e isolada, de preferência não muito grande, como um banheiro ou a varanda. Lá ele poderá ficar inseguro à vontade e exibir o comportamento ancestral canino frente a uma peça maior. Se morar em casa, tente fazer isso na área externa.

Sou da opinião de que devemos respeitar esse instinto. Não devemos tentar tirar a peça deles só para provar, nessa hora, que somos superiores hierarquicamente. Isso só trará mais insegurança e ansiedade a ele. O melhor é oferecer a peça em um ambiente seguro, pode ser um crate ou caixa de transporte, de preferência sempre o mesmo lugar, e deixar o cachorro se comportar como um canídeo. Com o tempo, a ansiedade passará, e ele perceberá que não há o que temer.

E não se preocupe: esse comportamento não é sinônimo de agressividade. Meus cães também ficam um pouco ansiosos quando recebem a “presa” inteira, mas de maneira alguma se tornaram mais agressivos ou possessivos no dia-a-dia. Mas eu ajudo: não fico interrompendo-os nesse momento sagrado!

Abraços e obrigada por visitar o Cachorro Verde!