fbpx

Qual maneira de cozinhar melhor preserva os nutrientes dos alimentos?

Cozinhar legumes, carnes e peixes no vapor, por cerca de 15 minutos, preserva melhor os nutrientes.  Na falta de uma panela de cozimento a vapor,  use uma panela pequena, contendo pouca água. Desta forma os nutrientes se dispersam menos. Depois, você pode usar essa água para cozinhar outros alimentos (para você mesmo) ou esperar esfriar e oferecer um pouco para seu pet beber, como se fosse um caldo.

A chave para menos perda dos nutrientes também está no tempo de cozimento e no corte dos alimentos. Legumes e carnes cortadas cozinham mais depressa, mas perdem micronutrientes em função da maior área de contato com a água ou com o ar. Um cozimento longo também acarreta perdas. Quinze minutos parece ser tempo suficiente para cozinhar carnes, peixes e legumes para os pets.

Por fim, se possível, evite ao máximo utilizar o microondas para descongelar e cozinhar os alimentos. Ele destrói boa parte dos nutrientes, mesmo quando usado por instantes. Leia mais sobre isso nesse nosso artigo.

Cozimento na Alimentação Natural Crua

Embora a Alimentação Natural Crua se baseie em alimentos servidos crus, dois ingredientes entram na alimentação dos pets cozidos: o ovo e o peixe. A clara do ovo crua contém uma proteína chamada avidina que anula a biotina (vitamina H). Alguns nutricionistas afirmam que a biotina contida na gema do ovo é mais do que suficiente para se ligar a toda a avidina que há na clara crua, não causando, assim, perdas na absorção da biotina de outras fontes. Mas, como ainda não sabemos exatamente se é assim mesmo que funciona, você pode cozinhar a clara para anular a avidina. A gema pode ser oferecida mole (crua) que não há problemas.

Um processo parecido acontece com peixes crus. Eles contêm a enzima tiaminase, que quebra a tiamina (vitamina B1) e anula sua absorção. O cozimento do peixe destrói a tiaminase e fica resolvido o problema.

Quando se adiciona grãos à dieta natural, estes também devem ser oferecidos cozidos, visto que o sistema digestório do cão não consegue digeri-los muito bem. Tubérculos (batata, inhame, batata-doce, cará, etc) também precisam ser cozidos sempre para poderem ser oferecidos aos pets.

Publicado em 14 de junho de 2008 por Sylvia Angélico