fbpx

No sábado do dia 08 de junho tivemos o privilégio de realizar a 3a edição do curso teórico-prático para cães e gatos, na linda creche canina Dog Resort! Esse foi nosso nono curso sobre Alimentação Natural caseira para pets e o sexto de 2013.

Inscrições para esse curso foram abertas em maio e se esgotaram dentro de dez dias. (Pra quem ficou de fora:  abrimos outra turma para julho.) A Dog Resort mais uma vez atendeu todas as expectativas: se mostrou um lugar ideal para cursos deste tipo e muito agradável, com fácil acesso. e gente simpática. (Pouca gente sabe disso, mas a Dog é uma creche fãzona de AN; todos os cães das donas do lugar são adeptos e muitos dos caninos fregueses da creche também, há cozinha completa e freezers para preparo da dieta lá.)  Contamos até com a participação da Boxer Chica para degustação de porções de AN crua e AN cozida preparadas durante a parte prática.

Desta vez abordando cães e gatos, o curso teve início às 11h e conclusão por volta das 17h. Foram seis horas devotadas à AN! É claro que devidamente pontuadas por intervalos para abastecer as energias com sanduíches, bolos, café, sucos, frutas e docinhos caseiros – desta vez teve brigadeiro preparado com cacau orgânico. O tempo sempre voa lá na frente e para meu alívio muitos participantes compartilharam dessa minha impressão.

Novamente tivemos o prazer de contar com um público bem diverso: tutores de cães, criadores, adestradores, seis veterinários (o que sempre me deixa muito satisfeita) e protetores – além de alguns clientes queridos.

Em relação ao conteúdo, desta vez começamos a explicação das ANs pela modalidade cozida e sem ossos, depois passamos à crua com ossos. Acredito que ter dado início pela dieta cozida, que é conceitualmente mais familiar, favoreceu a compreensão das informações. Todos os participantes receberam uma apostila contendo uma versão dos meus slides, incluindo todas as tabelas exibidas no curso impressas em tamanho grande e uma sugestão de formulação de dieta caseira econômica para quem tem muitos cães ou cães de porte grande e gigante. Também ganharam certificado, biscoitos caninos preparados por nós (entregues com a receitinha) e acesso a vídeos nossos exclusivos demonstrando o preparo das dietas.

Ao final da apresentação teórica fomos para a cozinha da creche onde simulei o preparo da AN crua e da crua, mostrando os utensílios que tenho em casa para agilizar a montagem das porções diárias e também exemplos de alimentos frequentes na dieta, como ossos carnudos crus de frango, vísceras, carnes, vegetais e complementos. Muitos aproveitaram para esclarecer dúvidas e para contribuir com suas próprias dicas de preparo das refeições. Depois, a linda Boxer Chica se deu bem ao demonstrar a todos como se devora uma refeição de comida crua e uma de comida cozida.

Esperamos que o dia tenha sido proveitoso para todos. A intenção dos nossos cursos é fornecer informações confiáveis para que mais e mais interessados possam tomar as rédeas da alimentação de seus peludos com segurança e praticidade. E também desmistificar e promover essa iniciativa junto aos veterinários e zootecnistas  – vitais viabilizadores e disseminadores regionais da AN.

Em breve anunciarei aqui no blog, no Twitter e no Facebook do Cachorro Verde a agenda de cursos para este segundo semestre. No dia 13 de julho levarei o curso teórico para Porto Alegre, no dia 27 de julho repetiremos a dose em São Paulo, e em agosto estaremos em Brasília (novidades em breve!). Belo Horizonte está nos planos para um curso em dezembro.

Agradecemos a todos os participantes e às queridas meninas da equipe da creche Dog Resort!

Fiquem com as fotos desse evento.

Inauguramos um layout novo para essa edição

Inauguramos um layout novo para essa edição

Sala lotada

Sala lotada

Curso em andamento

Curso em andamento

Todo mundo reunido para a parte prática.

Todo mundo reunido para a parte prática

Ó a Chica querendo apressar o preparo da porção de AN

Ó a Chica querendo apressar o preparo da porção de AN

Porção de AN crua em andamento

Porção de AN crua sendo pesada

Mostrando a "cara" da comida para o pessoal

Mostrando a “cara” da comida para o pessoal

Chica devorando a AN crua

Chica devorando a AN crua

Ingredientes para montar uma porção de AN cozida

Ingredientes para montar uma porção de AN cozida

Montando a porção de AN cozida sob a supervisão de uma ansiosa Chica

Montando a porção de AN cozida sob a supervisão de uma ansiosa Chica