Seu cão faz uso do medicamento Librela para controle de dor crônica? Converse com o veterinário que prescreveu sobre os alarmantes achados desse estudo científico publicado agora, em 08 de maio de 2025.

Musculoskeletal adverse events in dogs receiving bedinvetmab (Librela)
(“Reações adversas musculoesqueléticas em cães que recebem bedinvetmab (Librela)”)

A pesquisa comparou os efeitos adversos do Librela a outras medicações comumente prescritas para o controle da dor crônica em cães – Rimadyl, Metacam (meloxican), Previcox, Daxocox, Onsior e Galliprant – e verificou que a administração de Librela está associada a um risco significativamente maior de causar prejuízos graves a tendões e ligamentos, destruição acelerada das articulações, poliartrite, fraturas, câncer musculoesquelético e artrite séptica. Houve 9x mais casos reportados de cães tratados com Librela do que os casos somados de todos os outros fármacos avaliados.

De acordo com os pesquisadores, desde seu lançamento na Europa, o Librela acumulou 20x mais casos reportados de reações adversas que o fármaco Rimadyl, que liderava as queixas desde então, e três vezes mais que todos os fármacos combinados em um período de 20 anos.

Centenas de pacientes meus, muitas vezes jovens, fazem uso regular de Librela. A meu ver, para casos iniciais de dor articular crônica, a idéia de uma única solução milagrosa é falaciosa. Uma abordagem multimodal é o tratamento contínuo mais seguro e efetivo: emagrecimento, no caso de pets com excesso de peso, fortalecimento através de fisioterapia, controle de dor através de acupuntura, nutracêuticos, canabidiol e, sim, em alguns casos, administração racional de fármacos de conhecido custo:benefício em termos de eficácia e potencial de efeitos adversos.

Divulguem esse artigo científico a veterinários e tutores. E não deixem de reportar efeitos adversos de qualquer fármaco – vacinas, anti-pulgas, medicamentos, cosméticos – a veterinários e às companhias farmacêuticas que os produzem. Isso se chama farmacovigilância e é uma responsabilidade que cabe a todos nós.

Mais informações: https://petadvocare.com 

Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!