fbpx

Você já se perguntou se poderia adicionar um pouquinho de sementes de chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol ou sementes de cânhamo (sim, as tais “hemp hearts”) à comida do seu 🐶 ou 🐱?

A resposta é sim! (com exceção de algumas situações que abordamos mais adiante)

O acréscimo de sementes à alimentação dos pets é opcional, mas altamente vantajoso. Essas pequenas notáveis fornecem abundantemente fibras, minerais, fitoquímicos e ácidos graxos e ainda auxiliam na prevenção de doenças e até de verminoses. Pra melhorar, os pets, principalmente os cães, costumam aceitar numa boa a adição de sementes à comida.

A grande questão com as sementes é lembrar que ao contrário de nós nossos pets têm fisiologia digestiva carnívora. Cães e gatos não possuem a enzima amilase salivar (que dá início à digestão do carboidrato já na boca), não têm os nossos dentes molares achatadas, não são capazes de mastigar fazendo movimentos laterais (como nós fazemos ao mascar chiclete) e possuem um intestino curto, bastante simples e limitado para a fermentação de vegetais. 🙊

Ou seja, se você simplesmente colocar sementes intactas na refeição do pet sem tratá-las adequadamente, vai ficar lindo na foto, mas as sementes vão servir mais como fonte de fibras e sairão inteirinhas nas fezes. 😞 (Já pensou que desperdício?)

Também é preciso atenção a escolha das sementes no momento da compra e do armazenamento para evitar a rancificação de suas gorduras. Sempre que possível compre sementes orgânicas. Compre sem sal e inteiras (não em forma de farinhas, pois dessa maneira muitos nutrientes já se perderam e as gorduras podem já ter rancificado).

Linhaça e Chia

A linhaça apresenta quantidades apreciáveis de ácido fólico e colina. Prefira comprar a linhaça dourada, que é tida como menos contaminada por agrotóxicos que a marrom.
Os ômegas-3 presentes nas sementes de chia e de linhaça não são assimilados pelos felinos, mas os cães os aproveitam parcialmente (cerca de 8-15%).

Semente de Girassol

Semente de Abóbora

A semente de abóbora concentra o aminoácido curcubitina que auxilia na eliminação de parasitos intestinais. A dosagem sugerida é de ¼ de colher de chá de semente de abóbora sem casca, triturada, para cada 5kg de peso do pet, 1-2x ao dia, misturada ao alimento, até a eliminação dos vermes.

Gergelim

Curiosidade: o gergelim preto concentra doses um pouco mais altas de cálcio, vitamina A e óleos que o gergelim branco.

Semente de Cânhamo

São as sementes de maconha, provenientes da Cannabis sativa, mas não contêm THC, portanto não provocam efeitos psicoativos.
Populares na América do Norte, Oceania e alguns países da Europa, ainda são difíceis de encontrar por aqui.
As sementes de cânhamo fornecem ainda o ácido graxo gama-linolênico (GLA) que tem efeito antiinflamatório.

Como oferecer?

Para que seu carnívoro de estimação possa digerir melhor as sementes e assimilar seus nutrientes, prepare assim:

Sementes de girassol, de cânhamo e de abóbora:
Coloque as sementes em um recipiente e cubra-as com água filtrada levemente salgada (para cada ½ litro de água adicione e misture ¼ de colher de sal). Deixe de molho por 12h a 24h. Esse cuidado reduz a concentração de anti-nutrientes, como o ácido fítico, que interferem na absorção intestinal de minerais. Depois desse período, lave com água filtrada, coe e gentilmente deixe secar.
Em um processador de alimentos ou moedor triture as sementes até estarem completamente trituradas.
Guarde em recipiente hermeticamente
fechado na geladeira por até 7 dias ou
congele por até 30 dias.

Gergelim
Triture (melhor) ou adicione inteiro.

Sementes de chia e de linhaça
Triture-as ou adicione-as inteiras, porém hidratadas (gelificadas).
A 1 xícara de água filtrada adicione 1 colher de sopa de chia ou de linhaça. Para a chia virar um gel, aguarde pelo menos 30 minutos a até 3h. Para a linhaça, aguarde de 3 a 8h.

Quantidade

Sirva como cerca de 0,5% a 1% do total de alimento oferecido por dia. Minha cachorra, a Polly, recebe 300g de alimento natural por dia, logo posso incluir 1.5g a 3g de sementes na dieta dela (cerca de ½ a 1 colher de chá).
Inclua diariamente ou algumas vezes por semana.

Contraindicações

Sementes são geralmente ricas em fósforo, ácido oxálico, fibras e magnésio. Podem ser contraindicadas a formadores de cálculos urinários, nefropatas em estágio avançado e pets que estejam com diarreia.

Se notar fezes amolecidas ou gases reduza a quantidade servida e a frequência de oferta. Ah! E deixe sempre água à vontade, pois alimentos ricos em fibras devem ser consumidos por animais bem hidratados.

As sementes são seguras para gatos?
Sim! 🙂

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

 

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!