fbpx

Para a Alimentação Natural (AN) de nossos cães e gatos, fazemos uma grande compra mensal na feira, de vísceras, carnes e meaty bones (ossos carnudos) e congelamos tudo em porções para uma média de 30 dias. Ovos, suplementos (iogurte, levedo de cerveja em pó, alho e azeite de oliva) e vegetais compramos semanalmente em supermercados – temos o hábito de preparar, a cada 2 dias, legumes cozidos ao vapor para minimizar perdas nutricionais e oferecê-los fresquinhos.

Mesmo com todas as contas e previsões, às vezes ficamos sem carne e/ou sem meaty bones ou mesmo sem vegetais lá para o final do mês, durante alguns dias antes da próxima grande compra na feira. Para esses dias de “aperto”, encontramos algumas maneiras de improvisar com dietas simples e razoavelmente balanceadas.  As receitinhas seguem abaixo. Mas não vale se empolgar/acomodar e oferecer esses “quebra-galhos” por mais de 5 dias consecutivos, hein? Se todo mês você passa mais de 5 dias sem os alimentos que compõem a AN, é hora de rever seus cálculos e se organizar melhor!

Acabaram os legumes? Vá de frutas!

Alimentos úteis de se ter na despensa e geladeira

  • ovos e/ou atum ou sardinha em lata
  • leite, queijo branco ou iogurte (prepare em casa!)
  • arroz e/ou lentilha, aveia, macarrão integral, macarrão de arroz
  • bananas e maçãs

Mingau de aveia com ovos

Em fogo baixo, cozinhe uma xícara de aveia em flocos mais duas xícaras de leite (integral é mais nutritivo, mas pode ser qualquer um) ou em água se seu cão tiver intolerância (diarreia) à lactose. Quando a aveia estiver bem molinha, desligue o fogo, e acrescente um ovo cru ao mingau quente. Misture tudo, de forma a deixar o mingau todo amarelinho. Espere esfriar e sirva uma porção equivalente ao habitual. Refrigere o restante por até 2 dias.

Arroz, lentilhas e atum

Com uma fonte de carboidrato (arroz, lentilha, batatas, macarrão, aveia) e uma de proteína (atum ou ovos) já dá para fazer uma receita básica. Mas se for possível combinar arroz com lentilhas a receita se torna ainda mais nutritiva. Cozinhe as fontes de carboidrato até ficarem molinhas. A cada 2 xícaras de carboidratos já cozidos, acrescente 1/2 a 1 lata de atum ou de sardinhas ou 1-2 ovos de galinha. Espere esfriar e sirva uma porção equivalente ao habitual.

Observações: Se tiver iogurte, adicione 1 colher de sobremesa (para cães de porte pequeno e médio) ou 1 colher de sopa (para cães de porte grande), em cada refeição.  Ou, se tiver queijo branco, acrescente 25 gramas para cães de pequeno e médio porte e 50 gramas para cães de porte grande, em cada refeição. Se tiver azeite, acrescente uma colher de chá, de sobremesa ou de sopa, dependendo do porte do animal.

Ovos são bons substitutos para carnes e vísceras

Outras combinações

Uma dieta “quebra-galho” pode ter a seguinte formulação:

  • (no mínimo) 25% fonte de proteína (atum, sardinha, ovos, queijo, carne, etc)
  • 55% fonte de carboidratos (arroz, aveia, lentilha, macarrão integral,  batatas – tudo bem cozido)
  • 20% vegetais (frutas, verduras, legumes)

ou

  • (no mínimo) 25% fonte de proteína (atum, sardinha, ovos, queijo, carne, etc)
  • 75% fonte de carboidratos (arroz, aveia, lentilha, macarrão integral,  batatas – tudo bem cozido)

Observação: algumas raças de cães, como os braquicefálicos Pugs e Buldogues Franceses, podem ter dificuldade de digerir grãos, mesmo estando bem cozidos e molinhos. Se você tem um cãozinho dessas raças ou que também tenha problemas com grãos, evite fezes pastosas e gases trocando os cereais por batatas (com casca), inhame ou mandioquinha – tudo cozido.

Adições bem-vindas (mas não essenciais):

  • uma colher de chá, sobremesa (de acordo com o porte do cão) ou sopa de azeite a uma das refeições diárias
  • uma colher de café ou de chá (de acordo com o porte do cão) de levedo de cerveja em pó a uma das refeições diárias
  • nas receitas sem fontes de cálcio (leite, iogurte, queijo), acrescentar 1/2 colher de chá de pó de casca de ovos para cada 500 gramas de comida

Acabaram apenas os meaty bones!

Com as carnes, vísceras, carboidratos e vegetais, faça uma dieta com a formulação:

  • 25 – 50% de carnes
  • 30-55% de carboidratos
  • 20% de vegetais
  • + os suplementos indicados para a AN
  • + se tiver, 1/2 colher de chá de pó de casca de ovos para cada 500 gramas de comida

ou

  • 40-50% de carnes (com ou sem um pouco de vísceras)
  • 50-60% de carboidratos
  • + os suplementos indicados para a AN
  • + se tiver, 1/2 colher de chá de pó de casca de ovos para cada 500 gramas de comida

Ou dê um pulo no supermercado mais próximo e compre aqueles pacotes de 1kg de asas (ou coxas, para cães maiores) sem tempero, congeladas, da Sadia.  Ficam naquelas geladeironas de congelados e quebram um galhão! Peixes pequenos (sardinhas, cavalinhas, manjubas) cozidas inteiras (com a espinha) também podem substituir os meaty bones, pois contêm bastante cálcio.

Mingau de aveia com ovos é muito nutritivo e quebra um galhão!

Acabaram apenas as carnes e vísceras!

Acrescente 1 ou 2 ovos crus ou cozidos às refeições. Se for preciso oferecer ovos diariamente por mais de 2 dias, ofereça-os cozidos para anular a avidina, um anti-nutriente que quando ingerido em excesso destrói a biotina, uma importante vitamina do complexo B.  Atum, sardinha e postas de peixes cozidos também substituem as carnes. Não ofereça peixes crus mais de 1 vez por semana, eles podem conter tiaminase, outro anti-nutriente que é anulado com o calor do cozimento.

Outros substitutos: arroz + lentilha (juntos, formam uma proteína completa) ou arroz + feijão (deixe de molho por 8 horas antes de cozinhar). Lembre-se apenas de não usar cebola ou mais de 1/2 dente de alho para o cozimento dos grãos – esses alimentos são tóxicos para cães. Cães não fazem questão de tempero em sua comida, mas se preferir, adicione um fio de azeite, cúrcuma e ervas frescas (alecrim, manjericão e salsinha).

Observação: pode-se também correr no supermercado e comprar carnes. Como não dará tempo de manter carnes suínas e bovinas congeladas por 3 dias antes de oferecer – medida necessária que elimina protozoários e vermes – cozinhe-as. Ou compre peito de frango e ofereça-o cozido ou mesmo cru. Como a carne crua de aves não veicula vermes e protozoários aos cães, ao contrário da carne bovina e suína, ela teoricamente dispensa o congelamento profilático.

Acabaram apenas os legumes!

Aí é fácil, afinal, vegetais são interessantes na dieta dos cães, mas não são indispensáveis. Substitua-os por frutas (banana, maçã sem as sementes), por um pouco de tomate, ou por macarrão integral, macarrão de arroz ou grãos cozidos. Não tem nada disso em casa? Ofereça uma AN à la Raw Meaty Bones: 60% meaty bones + 40% carnes e vísceras. Mas mantenha a pele e/ou acrescente um pouco de azeite ou manteiga, para evitar constipação.

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!