fbpx

Enzo pergunta:

Depois de ter lido muito e muito o site antes de começar a dieta (…) adaptei para meu Dogue de Bordeaux uma dieta minha baseada no seu site que consiste basicamente em meaty bones, (2 carcaças de frango) e 250 gramas de carne sem osso (moela). Eventualmente dou um frango inteiro e, às vezes, alguma sobra nossa. Mas sempre tive muitos pelos de cachorro pela casa e gostaria de uma ajuda!

Cachorro Verde responde:

Olá, Enzo!

Só para eu entender: a dieta que você está oferecendo ao seu Dogue de Bordeaux consiste em carcaças de frango e moela? Se for isso mesmo, a meu ver, está muito básica essa dieta e aí pode estar a resposta para essa queda de pelos acentuada. Faltam vitaminas (A, C,  D, E, complexo B) encontradas separadamente ou em conjunto na carne vermelha, peixes, ovos, e vísceras como rim e fígado, além de legumes e frutas. Faltam fibras, encontradas nos vegetais. Faltam ácidos graxos ômegas-3 EPA e DHA, essenciais para a saúde da pelagem, e encontrados em peixes como sardinha, salmão e cavalinha – ou suplementados diariamente por meio de cápsulas gelatinosas à venda em drogarias.

Existe uma modalidade de dieta caseira natural que é mais básica, no sentido de não incluir vegetais e suplementos. Mas o sucesso dessa dieta – a Raw Meaty Bones,  depende da oferta regular de carcaças inteiras de diferentes espécies animais ou ao menos da oferta de meaty bones, carnes e vísceras de diferentes espécies. Só assim é possível garantir o fornecimento de todos (ou de grande parte) dos nutrientes essenciais para a saúde dos cães. Lembre-se: a pelagem e a pele refletem a saúde do organismo.

Sugiro que procure seguir as orientações gratuitamente disponíveis no site Cachorro Verde: varie mais os meaty bones e carnes, introduza vísceras nutritivas (fígado, rim) 2x por semana, peixes inteiros (1 a 2x por semana), ovos (1 a 2x por semana). Inclua ainda suplementos diários importantes para a pele e a pelagem: levedura de cerveja em pó  e os ácidos graxos ômegas-3 de óleo de peixe – à venda em drogarias.

Se ainda assim seu cão continuar soltando muito pelo, avalie se não pode ser por ação da época do ano. E é claro: consulte sempre o médico-veterinário de seu cão.

Obrigada por visitar o Cachorro Verde e abraços!